segunda-feira, 9 de julho de 2012

A Economia de Comunhão e o Capital Social - Simpósio





A Economia de comunhão é uma variante da economia social e da economia solidária. É um movimento que promove alternativas às tradicionais relações econômicas considerando a pessoa e o seu crescimento no centro da economia.


Nasceu no âmbito do Movimento dos Focolares, mas é hoje um projeto que tem o seu crescimento, seu desenvolvimento na sociedade civil e traz no seu DNA o dever de responder, de modo concreto, à pobreza que hoje se exprime em diversos modos: exclusão social, desemprego, fome… E sublinha o valor da gratuidade como princípio econômico, que não é a economia do  “grátis”, mas a economia do dom.
Essa nova proposta de agir econômico é tema de pelo menos 400 estudos acadêmicos e atualmente, as empresas que aderiram ao Projeto  EdC são cerca de 800, espalhadas pelo mundo. Em torno da proposta, surge e se fortalece uma cultura econômica que atrai e envolve empresários, trabalhadores, gestores, pesquisadores, cidadãos de um modo geral.
Trata-se portanto de um projeto inovador porque oferece uma visão nova da liberdade ,da igualdade onde a empresa produz com eficiência e se ocupa também da redistribuição.
O empresário EdC tem  como função criar coisas novas. E um criativo por excelência, que resolve problemas, contribui para o bem comum,criando postos de trabalho, produtos novos, não destinando dinheiro, mas incluindo quem está fora do sistema.
Serão três os eventos que acontecerão em julho em Pernambuco relativos à Economia de Comunhão
1.       Seminário Novas Relações Econômicas a partir da perspectiva da Comunhão
O seminário contará com a palestra do economista italiano Luigino Bruni, agendada para o próximo dia 12 de julho, das 14h30 às 18h horas, no auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco, na Avenida Sport Club, 252, Madalena.
2.       Escola Latino-americana de Jovens Empreendedores da EdC
A Escola Latino-americana de Jovens Empreendedores da EdC  se realizará de 12 a 15 de julho de 2012, na Mariápolis Santa Maria, em Igarassu-PE (Região Metropolitana do Recife). Intitulada Comunhão, criatividade e paixão para uma nova economia, a escola é dedicada aos jovens: empresários, estudantes, pesquisadores e trabalhadores provenientes de toda a América Latina e quer ser, antes de tudo, um espaço para a troca de ideias e experiências vividas. As inscrições estão abertas até dia 17 de junho de 2012, no site do centro de formação do Movimento dos Focolares para o Nordeste: www.centromariapolisne.org.br
3.       A Economia de Comunhão de Portas Abertas
Na tarde do domingo, 15 de julho, o momento EdC de Portas Abertas será dedicado a acolher os funcionários das empresas EdC da Região, além de outras pessoas interessadas em aprofundar conceitos e vivências do projeto: oportunidade para colocar em prática a comunhãoAs inscrições estão abertas até dia 08 de julho , no site do centro de formação do Movimento dos Focolares para o Nordeste: www.centromariapolisne.org.br

Nenhum comentário: