sexta-feira, 1 de junho de 2012


Atualidades frescas e culturais fazem meu coração palpitar! E quando essas coisas palpitam mesmo, não consigo deixar de trazer-las para o meu blog.

                                      O lindo Harley, palpitando o coração da ararinha

Sei que este espaço, embora querido e requerido por alguns muito queridos amigos, nem sempre está com notícias fresquinhas pra gente!Mas, gostaria de tentar me justificar esclarecendo que este espaço, acima de qualquer coisa,é movido por desejos e calores culturais que me encantam e não pela obrigação formal de simplesmente atualizar, publicar...
Lembrem-se! Se foi atualizado é porque é algo relevante, imperdível e primordial para que nossa cidade seja vivida e curtida.

Portanto, aqui voltamos nós!

O Recife começa a molhar seu asfalto com as chuvas de Junho, os eventos que agitarão o segundo semestre começam a se preparar para lançar suas programações, o pessoal do audiovisual conseguiu aprovar muitas de suas produções contemporâneas, as galerias preparam seus vernissages...está chegando a hora da colheita!

VAMOS COMER ALMODOVAR:



Esse é o título de um dos workshops mais interessantes que ouvi falar nos últimos tempos. Bruna Pedrosa, diretora do Museu Murilo La Greca (um dos equipamentos culturais da prefeitura da cidade) trouxe una chica,muy interessante! Que llama-se  KARLITA ME DEVORA (mencanta!) para fazer o que se propõe a ser um workshop gastronômico cinematográfico onde serão experimentadas sensações críticas e gustativas relacionando as artes cinema e gastronomia tendo como base a obra deste muy importante e rico diretor espanhol. Bem contemporâneo pelo seu hibridismo, esse workshop usará panelas, DVDs, sons e emoções de uma maneira bem peculiar e agradável,e  ainda tem um ingrediente muy especial o sotaque latinoamericano!!! Esse sotaque que nos parece tão distante, é o sotaque dos nossos vizinhos continentais e que devemos cada vez mais explorar, experimentar!
Achou interessante? Então você também é uma pessoa interessante!
Liga lá pro Museu e faz a tua inscrição.Porque, como se já não bastasse o propósito do curso ser bem especial, estoy seguro que reunirá pessoas bem interessantes!!


Galeria Janete Costa, localizada no Parque Dona Lindu

ARTE E MEMÓRIA CONTEMPORÂNEA

Exposição Raul Córdula: 50 anos de arte,uma antologia @galeria Janete Costa /Parque Dona Lindu.



Ontem, enquanto me dirigia com meu marido para a casa de um sobrinho que acaba de nascer (relatos de uma família contemporânea) escutei uma chamada, no rádio, que falava da exposição de Raul Córdula.Apresentando obra por obra, a locutora não só reforçou a minha vontade de estar presente na cerimônia, coquetel, encontro de gerações da abertura, como também me fez sentir orgulho de poder conferir tal momento.

Durante a abertura da exposição, pude me sentir fortemente conectado a aspectos que falavam de tempo e memória através de arte postal, com a participação do querido Jomar  Muniz de Brito (referência direta de minha tropicalidade pe), desenhos, pinturas e um vôo pelas asas de uma “gaivota cega”(obra voltada para os deficientes visuais que mistura áudio o convida os para tocar superfícies)...
 Uma exposição muito bem montada, contando histórias que variam desde o planos estético até o afetivo, político da arte e dinâmica social do nosso país. Imperdivelmente importante de ser visitada, interpretada e comentada.
Acompanhado de sua fiel escudeira Amélia Córdula, Raul continua abrindo caminho para que a minha, a sua e as próximas gerações de artistas...além das obras, algumas delas produzidas em Paris, outras produzidas em parcerias com artistas como Arthur Barrio...faça bom proveito do livro de frequências,um caderno onde você deve desenhar,  riscar, pintar...liberar e registrar algo além de sua assinatura em caligrafia comum.
Raúl meu amigo, obrigado por tudo!


A mostra segue em cartaz até o dia 29 de julho.
Horário: de quarta a sexta-feira, das 12h às 20h, sábados e domingos, das 10h às 20h


Nenhum comentário: