segunda-feira, 19 de abril de 2010

Mostra Distruktor, dos cineastas Gustavo Jahn e Melissa Dullius, é exibida no Cinema da Fundação (Vale a pena conferir!)

Gustavo Jahn (Florianópolis, 1980) e Melissa Dullius (Porto Alegre, 1981) se conheceram em 1999 e logo estavam unidos como casal e profissionais que encaram o cinema de forma anti-industrial, independente, pró-colaborativa, artística, experimental, aberta a todos os formatos de suporte. Atualmente o casal mora em Berlim. Foi lá que conheceram o cineasta pernambucano Tião, com quem atualmente filmam o longa Animal político, que tem locações na Paraíba e em Pernambuco. Gustavo e Melissa atuam, nesse caso, como diretores de arte, mas o trabalho de ambos é quase exclusivamente com os projetos próprios. Toparam trabalhar com Tião pela afinidade intelectual e a amizade que logo se firmou entre eles.

Os filmes da dupla - alguns de menor duração, outros mais extensos - são difíceis de ser enquadrados. Uns são mais complexos e incluem personagens, narrativas. Outros são puros exercícios artísticos. Todos circulam por festivais de cinema, alguns do segmento mais experimental, como o circuito de galerias de arte, mas todos ligados a esta possibilidade mais criativa e libertária do cinema. A chance do público recifense sacar um pouco da linguagem da dupla Gustavo e Melissa é conferir a mostra Distruktur hoje, no Cinema da Fundação. Na sessão, serão exibidos seis filmes da dupla, realizados entre e 2002 e 2010.

Abril (2002) é uma historinha de dois meninos que entram no mar, numa manhã de abril, e apenas um volta. Para aprender a ser só. Éternau (2006) também é considerado por Gustavo dos mais complexos e narrativos: "viajando por terra, mar e através do espaço-tempo em busca de riquezas e belezas, os extravagantes Arqueólogos Mercenários invadiram os limites do jardim ancestral, causando o descompasso", definem os autores na sinopse.

Com sete minutos de duração, Postcards (2007) traz minificções filmadas em diversas cidades, como Bruxelas, Porto, Ouro Preto e Florianópolis. Há um mês no Recife, os cineastas têm filmado a cidade e é possível que a capital pernambucana entre na próxima edição de Postcards. Triangulum (2008)é uma ficção que envolve uma jovem mulher que personifica o destino de um trio "à beira do abismo". O mais recente dos filmes se chama Don't look back, explicado como um "exercício de repetição e estudo sobre as mudanças que são percebidas pelo retorno sistemático ao mesmo ambiente".

Gustavo conta que, entre os projetos atuais, está montando o Cat Efect (algo como Efeito Gato). Filmado em Moscou, o projeto permitiu que a dupla exibisse naquela capital suas outras películas, videos, slides. O trabalho dos jovens cineastas carrega também os sentimentos e experiências decorrentes dos deslocamentos. "Costumamos ficar pelo menos dois meses numa cidade. Entrar na atmofesta. Muito da produção do Triangulum foi no Cairo. Temos um projeto para Lituânia, para Portugal. Nossos projetos estão ligados a deslocamentos. Uma forma de interagir com as cidades por onde passamos é mostrar nosso trabalho, como está sendo aqui no Recife", conta. (Michelle de Assumpção)


Serviço

Mostra Distruktur
Onde: Cinema da Fundação (Rua Henrique Dias, 609 - Derby)
Quando: hoje, às 19h30
Quanto: Entrada franca

Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Visitem o blog
http://www.valdecyalves.blogspot.com
Leiam texto sobre CONSTRUINDO MUNDOS e vejam os 03 documentário de Valdecy Alves mais vistos no Youtube, clicando diretamente nos links do blog.