sexta-feira, 12 de março de 2010

Exposição na Galeria Mariana Moura- TINTA FRESCA



Galeria Mariana Moura apresenta:

Tinta Fresca - A nova geração da pintura nacional

Ana Elisa Egreja, Bruno Miguel, Bruno Vilela, Marina Rheingantz, Renata de Bonis, Rodolpho Parigi, Rodrigo Bivar, Tatiana Blass

A exposição reúne, pela primeira vez no nordeste, importantes obras de oito artistas que representam a nova geração da pintura contemporânea brasileira. Uma panorâmica imperdível que exibe diferentes relações pictóricas, traçando uma instigante e sedutora visão desta vertente atual.

Ana Elisa Egreja (São Paulo, 1983, vive e trabalha em São Paulo). Sua poética, segundo a própria artista, pretende discutir a função (ou disfunção) do elemento decorativo. A pintura desta artista é marcada pela presença de animais, bem como padronagens de azulejos hidráulicos cubanos e renda Chantilly francesa, revelando um traço preciso em busca de uma pintura realista.

Bruno Miguel (Rio de Janeiro, 1981, vive e trabalha no Rio de Janeiro). Em seu trabalho, o artista faz uso de tecidos, com estamparia, para apresentar em suas telas uma relação entre arquitetura, natureza e memórias. Segundo o crítico de arte Ivair Reinaldim, analisar a pintura de Bruno Miguel e o modo como se dá a sua concepção é considerar a própria história desta linguagem”.

Bruno Vilela (Recife, 1977, vive e trabalha em Recife). O artista pinta o desejo e o amor com um gestual de cores vivas e processos orgânicos que resultam em uma sensualidade que abstrai o vulgar em troca da abertura de um horizonte íntimo onde os detalhes pertencem à uma relação mais profunda entre o espectador a obra, permitindo sua livre interpretação.

Marina Rheingantz (Araraquara - SP,1983, vive e trabalha em São Paulo). Em seu trabalho, a artista apresenta pinturas texturizadas com cera, retrata casas, florestas e lugares bucólicos tirados de suas memórias e desejos pessoais. Os motivos de sua produção pictórica revelam a busca de um lugar onde a artista gostaria de estar.

Renata de Bonis (São Paulo, 1984, vive e trabalha em São Paulo). Segundo a crítica Mariana Shellard, “as pinturas de Renata de Bonis retomam uma tradição pictórica de outrora com frescor e sutileza deixando aos poucos transparecer os aspectos culturais que caracterizam o ambiente ao seu redor, sua morada, oscilando entre o torpor da vida cotidiana e os impulsos e projeções de sonhos e lembranças”.

Rodolpho Parigi (São Paulo, 1977, vive e trabalha em São Paulo). O artista produz uma pintura singular, que encontra irmandade com outras manifestações contemporâneas como a música eletrônica e o graffiti. Dono de uma organicidade exuberante onde cores vivas e fluorescentes, traços psicodélicos e precisão formal se unem com harmonia e exuberância.

Rodrigo Bivar (Brasília, 1981, vive e trabalha em São Paulo). O artista pinta seus retratos a partir de modelos vivos e prefere os ângulos incomuns ao retratar personagens em telas de grande proporção, causando um incrível efeito presencial, sua obra dialoga com a história da arte, perpassa pela filosofia e a metafísica.

Tatiana Blass (São Paulo, 1979, vive e trabalha em São Paulo). Os críticos de arte costumam destacar a artista por seu domínio espacial, o uso direto de cores e o ágil tráfego entre linguagens, criando intercessões entre elas.

A pintura, dentre a infinidade de suportes explorados pela produção atual contemporânea, dispensa o discurso e se oferece a contemplação, seu valor artístico é inabalável e vai além do fetiche por aquilo que é produzido pela própria mão do artista em uma relação íntima com a superfície. A pintura sempre seduz, e mesmo diante das infinitas mídias hoje disponíveis, esta ainda é um dos principais pontos de confluência entre a tradição artística e o presente contemporâneo.

Para provar que a pintura nunca morreu e continua muito viva até mesmo na produção mais jovem e pungente da arte nacional, reunimos, pela primeira vez no nordeste, importantes obras desses oito artistas, um recorte que representa muito bem a nova geração da pintura contemporânea brasileira.

SERVIÇO:

Tinta Fresca - A nova geração da pintura brasileira.

Abertura: 11 de março, quinta-feira, 20h

Em exposição até 02 de abril de 2010

Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 10 às 19h

Sábado: das 10h às 14h

Endereço: Av. Conselheiro Aguiar, 1552, conj. 3 e 4, Boa Viagem, Recife-PE, Brasil CEP 51.111-010

Site: www.marianamoura.com.br

Contato: 81 3465.5602

Mariana Moura: mariana@marianamoura.com.br

Aslan Cabral: aslan@marianamoura.com.br

Nenhum comentário: